6 dicas de marketing digital para o varejo

Tecnologia Abr 30, 2021

Sabemos que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Mas, se antes, o “boca a boca” era essencial para o sucesso de uma empresa, hoje, com a força que a web possui, tornou-se essencial saber utilizar as estratégias de marketing digital para o varejo.

Uma das grandes vantagens que o marketing digital oferece, por sua vez, é a democratização de acesso aos meios digitais de massa sem que as empresas precisem gastar grandes quantias de dinheiro em publicidade.

Assim, hoje já não importa se o seu negócio é uma grande rede ou um pequeno supermercado do interior do estado; ter uma presença sólida na internet irá influenciar diretamente nos seus resultados, não somente na área de vendas como, inclusive, na fidelização dos clientes.

Mas, mais do que isso, as estratégias digitais podem te ajudar a falar diretamente com o consumidor, principalmente em tempos de distanciamento social e comunicação totalmente digital.

Ao utilizar seus canais de comunicação para falar com seus clientes, aproveite para divulgar seus produtos e serviços, além é claro, dos seus diferenciais: aquilo que te diferencia dos seus concorrentes e garante clientes fiéis.

Se você é um cliente de uma das soluções Sled, como a Sled Troco, por exemplo, você pode utilizar as mídias sociais da empresa para informar seus clientes e de que no seu estabelecimento tem troco digital.

Além disso, ao demonstrar que o seu varejo está preocupado em resolver questões como a falta de troco e fornecer um atendimento inovador e diferenciado, você conquistará novos clientes.

Assim, para te ajudar a divulgar essas e outras inovações disponíveis no seu negócio, fortalecendo assim a sua presença digital, nós preparamos 6 dicas. Confira!

  1. Foque no mobile

Ao planejar as suas estratégias de marketing digital para o varejo, é importante se atentar para o fato de que atualmente a maioria das pessoas acessa a web por meio de dispositivos mobile. Segundo uma pesquisa da Global Web Index, 87% dos usuários utilizam o smartphone para ter acesso a internet.

Logo, é importante pensar em abordagens e conteúdos que sejam responsivos. Ou seja, que se adaptem a qualquer tela.

Hoje, existem diversas ferramentas que você pode utilizar na hora de divulgar o seu negócio no mundo digital, como as redes sociais, aplicativos, sites e, até mesmo, o próprio Whatsapp. Então, lembre-se de focar em materiais que sejam adaptados para cada formato.

Somente assim será possível aproveitar ao máximo o potencial de cada uma das plataformas e usando os recursos a favor do seu negócio.

  1. Crie conteúdos com a cara da sua empresa para as redes sociais

Uma grande dica na hora de desenvolver suas estratégias de marketing digital é criar conteúdos que tenham relação com o visual do seu estabelecimento. Pense que, assim como a sua loja precisa de uma fachada atrativa, as suas redes sociais também precisam conversar com a identidade do seu negócio.

A padronização na comunicação visual gera diversas vantagens:

  • Cria uma comunicação mais equilibrada e integrada;
  • Ajuda a promover a identificação da sua loja;
  • Aproxima o consumidor do seu negócio;
  • Auxilia na construção de autoridade dentro do seu segmento.

Por isso, não aposte em conteúdos genéricos que não se conectam com o seu estabelecimento. Busque por materiais que reflitam as características da sua loja, das soluções oferecidas e dos seus diferenciais.

  1. Foque na personalização

Outro aspecto importante dentro do marketing digital é a personalização conforme o público e conforme as plataformas. Um erro muito comum entre quem está começando a usar estratégias digitais é replicar o mesmo conteúdo em todos os canais.

Contudo, é preciso levar em conta que cada um possui suas especificidades. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma com foco no visual e que não tem tanta flexibilidade em relação a links. Já o Facebook, por sua vez, é mais flexível, uma vez que permite links em qualquer postagem.

Logo, é necessário personalizar as estratégias para que elas alcancem melhores resultados.

  1. Estimule a interação

Você sabia que cerca de 90% dos clientes recomendam uma marca após interagir com ela nas mídias sociais? Esse é um dado de um estudo realizado pela Internet Advertising Bureau (IAB) e divulgado pelo Business Insider.

Ao interagir com os seus consumidores você acaba criando uma conexão emocional com eles. E isso também interfere diretamente no seu negócio. Afinal de contas, as pessoas tendem a consumir mais de marcas e empresas que confiam.

Por isso, é importante sempre estimular esse tipo de contato dentro das mídias sociais. Os usuários apreciam quando são notados pelas marcas que consomem, seja com uma curtida, comentário ou compartilhamento.

Então dedique parte da sua estratégia de marketing digital justamente para ter esses momentos próximos e personalizados com seus consumidores. Você verá como isso tornará o seu negócio mais próximo dos clientes e, consequentemente, facilitará a fidelização deles.

  1. Crie vínculo entre o digital e o físico

Quando falamos de marketing digital para o varejo, é importante pensar que as estratégias digitais precisam estar alinhadas às ações no PDV. Afinal de contas, o objetivo é justamente trazer os usuários para a loja física.

Logo, é necessário criar um vínculo entre esses dois mundos. Hoje o comércio físico funciona de maneira integrada ao digital em vários aspectos, como mostramos no post “O que é varejo 4.0 e como o seu negócio pode fazer parte dele?

Isso quer dizer que, para garantir que os consumidores saibam dos diferenciais do seu negócio, como a Sled Troco, por exemplo, é preciso investir em uma comunicação mais assertiva tanto no ambiente digital como no próprio PDV.

Na plataforma do cliente da Sled você encontra ótimos materiais para te ajudar a integrar os seus canais digitais com a sua loja física. São várias opções de elementos visuais, como flyers e orelhas para caixas padronizadas visualmente, permitindo que tanto a sua comunicação digital como a do PDV conversem e auxiliem o seu negócio.

  1. Use os materiais digitais disponíveis na plataforma da Sled Troco

Falando em materiais exclusivos para os clientes da Sled, se você deseja garantir a implementação de sucesso do troco digital no seu negócio, lembre-se de comunicar o consumidor sobre a novidade e mostrar como ela funciona de maneira simples e zero atrito.

Para facilitar as estratégias de marketing digital para divulgar a solução, conte com os materiais disponíveis na sua área do cliente na plataforma da Sled. Nela, oferecemos materiais digitais diversos, como spots em áudio e conteúdos de redes sociais dos produtos Sled.

Sempre atualizados, esses materiais de marketing certamente te ajudarão a engajar seus operadores e clientes a utilizarem o troco digital.

Além disso, conte também com o canal da Sled no YouTube. Nele, temos uma série chamada Academia do Operador com diversos conteúdos que podem ajudar não somente na divulgação da solução, como também na abordagem do cliente.

Essa é uma excelente maneira de garantir que os seus colaboradores saibam como oferecer a novidade, e, assim, garantir mais entregas no seu negócio.

Então, o que achou dessas 6 dicas? Não deixe de colocá-las em prática na hora de desenvolver suas ações de marketing digital.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer marketing digital para varejo? Então entre em contato conosco aqui nos comentários!

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