Saiba quais são os benefícios do uso da tecnologia no varejo

Tecnologia Out 27, 2020

As pessoas já fazem parte do mundo tecnológico e chegou a hora de implementar a tecnologia no varejo, levando a transformação digital para todos. É uma necessidade imediata para varejistas que desejam se destacar no mercado, oferecendo a melhor experiência de compra aos seus clientes.

Simplificar tarefas e reduzir o desperdício de tempo, talvez sejam os principais benefícios que a implementação de soluções tecnológicas traz para o setor varejista. Mas as vantagens vão ainda mais além.

Cerca de 40% dos brasileiros se sentem motivados em comprar após visitar o site da loja.

Já parou para pensar, ou melhor, calcular o tempo (consequentemente, dinheiro) que empresas varejistas perdem com tarefas rotineiras que nada tem a ver com a atividade fim da sua loja?

Enquanto isso, imagine se você e seus colaboradores pudessem concentrar seus esforços naquilo que realmente traz resultado para sua empresa? Isso hoje é possível e nem sempre custa caro.

Contexto tecnológico

Observe ao seu redor. Ou melhor, observe a sua rotina. Certamente, existem muitas coisas que você faz no seu dia a dia que utilizam o smartphone, e-mail, internet ou transações digitais.

Estamos o tempo todo conectados, consumindo informações, nos comunicando, buscando ou pesquisando por coisas que precisamos ou desejamos.

Podemos também, citar os marketplaces, que nada mais são do que grandes shoppings virtuais. Neles, milhares de marcas e comércios comercializam seus produtos, sem barreiras geográficas. Isso nos prova que neste momento o físico e o digital caminham juntos. Sua vitrine não está apenas na fachada da sua loja, mas no Google, Facebook, Instagram ou outros canais do seu público-alvo.

Uma pesquisa revelou que cerca de 40% dos brasileiros se sentem motivados comprar após visitar o site ou página do varejista. Além disso, 61% dos entrevistados considera avaliações em redes sociais antes de comprar.

Ou seja, o varejista que quer manter a competitividade no mercado precisa alinhar suas estratégias. Se por um lado a experiência no ponto de venda é importante, também é necessário levar em conta o ambiente online. Principalmente quem busca pela fidelização de clientes e fortalecimento de identidade de marca.

Focar no cliente é indispensável!

Ao mesmo tempo que seu cliente está dentro da sua loja, pronto para a compra, na palma da mão ele possui a ferramenta que precisa para saber se o seu negócio é a melhor opção, ou possui o melhor preço.

Precisamos focar naquilo que realmente importa: o consumidor. O que busca, como busca e quando busca? Seus desejos e hábitos de consumo são temporários, sazonais e esporádicos. Por isso, aquele que oferece a melhor experiência de compra ou o modelo de consumo mais personalizado, “ganha”!

A tecnologia é o caminho para um novo modelo de relacionamento entre marcas e consumidores.

Preferências, gostos, interesses mudam. Portanto, cabe ao varejista criar estratégias desenhadas e pensadas para se adaptar a cada momento de seus potenciais clientes.

Talvez hoje, ele esteja com pressa e precise imediatamente de produtos práticos e de qualidade, pois irá receber alguns amigos em casa. E então, faz a pesquisa de onde encontrar tudo fresquinho e com a maior variedade. Mas no sábado, com aquela chuvinha, bate uma preguiça, e também a fome. Por isso, ele vai procurar o local que ofereça o prato aparentemente mais delicioso pra curtir o sofá.

A digitalização é algo irreversível. E a tecnologia é o caminho para um novo modelo de relacionamento entre marcas e consumidores. Principalmente levando em conta que a nova geração de pessoas que consomem não se contenta com o modo tradicional das empresas se relacionarem com o público.

Conhecer quem é o seu potencial cliente é o primeiro passo para saber quais os principais pontos que a tecnologia pode te ajudar, deixando o contato possível e diferenciado.

Diversidade de tecnologia no varejo

Hoje, melhorar a experiência do cliente se tornou mais fácil para o varejista. Isso porque, há uma grande gama de tecnologias que podem ser utilizadas nesse sentido.

Seja através de caixas de autoatendimento, big data, códigos QR, sistemas RFID, inteligência artificial ou aplicativos, existem várias novas tecnologias no varejo que tem como objetivo agregar valor ao cliente. Além disso, elas permitem melhor organização interna, redução de custos e facilita a rotina do negócio.

E engana-se quem acredita que os investimentos tecnológicos são apenas para grandes empresas. Na verdade, a tecnologia no varejo pode ser aplicada por empreendimentos de diferentes portes. Por isso, não há desculpa para continuar com processos obsoletos.

Por exemplo, o fato de você usar soluções para reduzir o tempo de espera na fila já pode ser uma maneira de melhorar a experiência do cliente, visto que os consumidores não querem perder tempo esperando.

Como a tecnologia no varejo pode me ajudar?

Não basta ter produto de qualidade, é necessário que tudo que envolve o atendimento crie uma experiência completa e satisfatória ao cliente.

Como resultado, a tecnologia no varejo é direcionada para criar uma experiência única, com benefícios reais, como:

  • Conforto, bem como comodidade e agilidade para consumidores que estão a cada dia mais conectados e com menos tempo.
  • Personalização e humanização do atendimento, mostrando que o negócio sabe exatamente o que e quando seu cliente precisa de algo,tratando como indivíduo e não um robô de fazer compras.
  • Autonomia e controle do cliente na sua experiência de compra, podendo escolher como comprar.
  • Automatização de processos internos que geram economia de tempo da equipe, bem como reduzem desperdícios financeiros com folhas de pagamento e contratação ou terceirização de serviços que podem ser facilmente substituídos.

Formas de inovar usando a tecnologia no varejo não faltam. Certamente, uma delas irá impactar não somente a forma como você se relaciona com seus clientes nas compras em dinheiro, como também o seu fluxo de caixa.

Quer saber mais sobre a evolução das tecnologias? Então confira o infográfico que preparamos para você.

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