Como fazer uma gestão de numerários eficiente na sua loja?

Praticidade Nov 27, 2020

Com cada vez mais formas de pagamentos surgindo no varejo, a gestão de numerários vem se tornando um desafio cada vez maior para os varejistas. Dinheiro, cartões de débito, Pix, cartões de crédito, QR Code, aplicativos, são tantas opções que é comum se sentir meio perdido.

Mas calma, esse processo não precisa ser um quebra-cabeças dentro do seu negócio. Na verdade, já existem alternativas que podem auxiliar a sua equipe a garantir mais eficiência e agilidade na hora de contabilizar tudo no estabelecimento.

Então vem com a Sled descobrir como nossas soluções irão garantir, não apenas um fechamento de caixa otimizado, mas também redução de custos para sua loja e mais segurança para o seu negócio.

O que a gestão de numerários engloba?

Sabe quando chega o fim do expediente e os operadores de caixa começam a contar as cédulas e moedas? Essa é uma das tarefas que está dentro da rotina dos comércios varejistas.

O processo de gestão de numerários engloba diversas etapas. Desde a disponibilização de quantias para troco até o transporte de malotes até o Banco. Para ilustrar melhor o caminho que o dinheiro faz nós preparamos um infográfico que você confere abaixo.

A gestão de numerários abrange uma grande quantidade de etapas. 

Como essas atividades estão ligadas às entradas e saídas do estabelecimento,elas acabam afetando a saúde financeira. Por exemplo, o fato do colaborador ter que passar parte da sua rotina de trabalho fazendo malotes e sangrias acaba gerando mais custos.

Não podemos esquecer, também, que taxas de cartões, aluguel de maquininhas, transporte de valores e outras atividades também pesam no orçamento mensal. E por isso precisam ser contabilizadas de forma correta, e visando a manutenção das atividades da loja, mas com menos custos.

E por que esse processo ainda parece tão desafiador para os varejistas? Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, é comum que estabelecimentos ainda mantenham a contabilização de numerários de forma manual. E é aí que mora o perigo 😱😱😱

As chances de erros de contabilização são bem maiores, principalmente quando há um grande volume de vendas ou formas de pagamento. E o risco pode se tornar ainda maior se no seu estabelecimento vários operadores utilizam o mesmo caixa.

E vamos combinar que contar moedinha por moedinha, cédula por cédula, consome uma boa parte do tempo dos colaboradores.

Aquele momento que você tá concentrado fechando o caixa.

A gestão de numerários manual se tornou obsoleta com as mudanças no varejo, principalmente por conta da quantidade de etapas que ela envolve.  O mercado cresceu, os clientes mudaram e a quantidade de valores a serem aumentou!

4 dicas para garantir mais eficiência na sua gestão

Mas afinal de contas, há como gerenciar o dinheiro que entra e sai do seu negócio de maneira eficiente, mesmo com tantas formas de pagamento e ações no ponto de venda? A resposta é sim!

Na verdade, com as soluções da Sled é possível melhorar toda a cadeia de processos e etapas dentro do varejo. Você não precisa fazer sangrias, transporte de valores ou ter altos custos dentro do seu estabelecimento.

Podemos te ajudar a garantir o troco, transformar o seu ponto de venda em um caixa eletrônico, e servir de ponte entre o seu negócio e os clientes que desejam ajudar causas sociais. Tudo isso de maneira intuitiva, rápida e sem atritos.

Tudo é uma questão de modernizar processos através de nossas soluções e de algumas dicas simples. Confira abaixo!

1. Use o troco digital para evitar quebras

Quem nunca passou por essa situação. O cliente paga a compra com uma nota alta e quando o operador de caixa vai olhar, não há moedinhas necessárias para o troco.

Qual a alternativa? Arredondar o troco para cima. E essa opção é um prato cheio para as quebras de caixa e para a má saúde da empresa.

Nossa dica? Use o troco digital! Com ele você sempre terá os centavinhos para dar para o cliente, evitando assim arredondamentos e dores de cabeça.

E sabe o que é melhor? Você consegue acompanhar todas as transações que usaram essa opção através do próprio sistema de frente de caixa, pois todas as soluções da Sled rodam de maneira integrada aos sistemas de frente de caixa.

Quer saber mais sobre como essa solução pode te ajudar? Então aproveite para conhecer a Sled Troco, onde a falta de troco não existe.

2. Tenha uma boa logística de valores

A gestão de numerários envolve não apenas a contabilização e processamento, mas também o transporte de valores. Hoje a maioria dos brasileiros ainda prefere pagar no dinheiro.

Consequentemente os varejistas ainda precisam lidar com situações de grandes quantias nos caixas e malotes. Logo, é indispensável elaborar uma logística de valores que garanta a segurança do seu empreendimento, mas que também não gere altos custos.

Nesse caso a nossa dica é que você busque por inovações que ajudem a manter o dinheiro do seu negócio em circulação. Quer um exemplo? Que tal transformar o seu PDV em um caixa eletrônico?

Isso reduz a necessidade de transportadoras de valores, uma vez que há mais rotatividade do dinheiro. E o melhor é que você ainda pode lucrar por cada saque feito no seu estabelecimento.

3. Reduza a quantidade de tarefas manuais

Errar é humano, mas dentro de um negócio o ideal é não dar margem para falhas.

Hoje já existem várias maneiras de automatizar tarefas do seu estabelecimento, tais como:

  • Sistemas de frente de caixa integrados;
  • Pix;
  • Troco digital;
  • Maquininhas de cartão por aproximação entre outras opções.

E investir nessas e outras alternativas fará toda a diferença na saúde financeira do seu negócio.

Os seus colaboradores não precisarão mais passar horas contabilizando e processando valores. As informações serão transmitidas automaticamente, evitando erros comuns como de digitação.

Outra vantagem é o controle mais detalhado. Hoje já existem soluções que permitem, por exemplo, a geração de relatórios para facilitar o processo de balanço.

4. Treine sua equipe de operadores de caixa

Os operadores de caixa são aqueles colaboradores que sempre vão ficar na linha de frente do seu negócio. São eles que lidam com os clientes, cobram, dão o troco e realizam o fechamento de caixa no final do dia.

Logo, manter eles treinados é fundamental para garantir a eficácia do gerenciamento de valores. Seja capacitando para usar novas ferramentas tecnológicas do seu negócio, ou até mesmo mostrando boas práticas na hora de contabilizar os pagamentos.

Inclusive, no artigo “Dicas para treinar sua equipe” nós mostramos algumas ações que podem contribuir com a qualificação dos seus colaboradores.

Conclusão

Como diz o ditado popular, “Tempo é dinheiro”. Por isso é importante saber que existem  alternativas tecnológicas no mercado que auxiliam não só na gestão de numerários, mas em outros processos do seu negócio.

Existem várias tarefas que implicam diretamente na saúde financeira do seu estabelecimento, e que precisam ser realizadas com atenção e cuidado para que as contas fechem.

E agora que você já entendeu mais a fundo como fazer uma gestão de numerários eficiente, aproveite para baixar o nosso e-book “Saiba tudo sobre fechamento de caixa!” e descubra como garantir que esse processo também seja realizado corretamente!

Assuntos

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para acesso completo.
Bem-vindo novamente! Você fez login com sucesso.
Successo! Sua conta foi ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.