Como melhorar o engajamento e produtividade dos operadores na sua loja

Praticidade Jul 01, 2021

Varejistas têm se preocupado cada vez mais em encontrar formas de melhorar o engajamento e produtividade dos operadores de caixa.

Com a evolução do mercado de trabalho e do varejo físico em si, tornou-se fundamental engajar esses colaboradores e melhorar a produtividade no dia a dia de trabalho.

Responsáveis pelo atendimento direto ao cliente, os operadores de caixa são colaboradores fundamentais para oferecer um excelente atendimento na loja.

Assim, como o atendimento é uma das principais estratégias para alavancar as vendas e lucro do varejo, os operadores de caixa exercem papel fundamental no sucesso dessa estratégia.

Neste artigo, apresentamos alguns dos principais problemas que prejudicam o engajamento e produtividade dos operadores de caixa e como resolvê-los de vez.

3 problemas que afetam a produtividade do operador

Como sabemos, o operador de caixa tem como função principal finalizar as compras dos clientes, sendo responsável por registrar corretamente no caixa todos os produtos comprados, informar e cobrar o valor final ao cliente, recebendo o dinheiro e emitindo a nota fiscal. Além disso, o operador de caixa também cuida da abertura e fechamento do caixa e do controle financeiro e de estoque. Porém, existem alguns obstáculos nessa rotina do varejo que podem prejudicar diretamente essas etapas, fazendo que o profissional se sinta desmotivado e perca produtividade.

1) Falta de troco

A falta de troco afeta mais de 61% dos varejistas e causa impacto direto na rotina dos operadores.

Na rotina do dia a dia, é muito comum que esses profissionais tenham que despender tempo indo até outros caixas, ou até mesmo até outras lojas, apenas para conseguir troco.

Além da perda de tempo de trabalho com a falta de troco, os operadores precisam ter em mãos seu kit troco. O kit troco é uma quantia de dinheiro fixa entregue aos operadores de caixa sempre antes do início do expediente. Há locais, entretanto, em que os operadores utilizam seus próprios kits troco.

Assim, a falta de troco e a necessidade do kit troco acabam gerando perda de tempo, de energia, e consequentemente, de produtividade.

Neste artigo já publicado em nosso blog, apresentamos 6 motivos para substituir o kit troco pelo troco digital no seu varejo.

2) Sangrias excessivas

Outro problema recorrente no varejo, e que reduz drasticamente a produtividade do operador de caixa, é o volume elevado de sangrias, já que esse procedimento repetitivo faz com que o operador precise parar o atendimento diversas vezes ao dia apenas para contar o dinheiro e transferi-lo para o cofre inteligente da loja.

Além disso, as sangrias também acabam sendo um grande problema na hora do fechamento de caixa, elevando o tempo de fechamento e de risco de quebras de caixa, já que o colaborador precisa contabilizar todas as saídas.

3) Sistemas não integrados

A falta de integração entre sistemas também pode causar grandes problemas ao varejista e afetar a produtividade do operador. Com a falta de integração dos sistemas, o operador passa mais tempo tendo que realizar suas funções em diferentes sistemas, muitas vezes até mesmo de maneira manual.

É o caso, por exemplo, das doações. Quando a loja não conta com uma solução integrada, o operador é obrigado a contabilizar todos os valores e notas doadas manualmente, aumentando o desperdício de tempo e elevando os riscos de erros.

Além disso, a falta de integração também prejudica a transparência sobre as doações feitas, o que pode gerar problemas no futuro.

Sabendo desses 3 problemas que afetam a produtividade do operador, como então melhorar a produtividade e o engajamento dos operadores?

Descubra abaixo!

Como a Sled pode ajudar a melhorar o engajamento e produtividade dos operadores  

A Sled é a mais completa plataforma de serviços financeiros com foco no varejo físico. Nossas soluções foram pensadas justamente para atender às principais demandas do setor, levando em conta as necessidades dos profissionais que atuam diretamente na rotina das lojas.

Por isso mesmo, nossas ferramentas podem estimular o engajamento entre os operadores de caixa, e, de quebra, aumentar a produtividade desses colaboradores.

Quer saber como? A gente explica!

Fim da caça às moedas

Sabemos que a falta de troco no PDV é um dos grandes inimigos da produtividade, já que os operadores  acabam perdendo muito tempo contando moedas ou indo em busca de troco em outros caixas e lojas.

Assim, ao invés de se dedicar somente às suas funções principais, o profissional acaba perdendo tempo, energia e motivação, tendo que “apagar incêndios” e lidar com clientes insatisfeitos por conta da demora no fechamento da compra.

A boa notícia é que já é possível acabar de vez com esses obstáculos na rotina do operador além de garantir mais qualidade no atendimento ao cliente.

A Sled Troco é a solução integrada aos sistemas de PDV, TEF e ao ERP que devolve o troco no CPF do consumidor, eliminando a necessidade de cédulas ou moedas para troco.

Com a Sled Troco, o processo de troco se torna muito mais simples, sendo necessário apenas que o operador transfira os valores diretamente para o CPF do cliente. Sem perda de tempo, sem atrito e com mais agilidade.

Redução das sangrias ao oferecer saque no PDV

Outra solução ideal para o varejo físico é o saque diretamente no PDV e que também contribui com a produtividade do seu operador de caixa: a Sled Saque.

Ao utilizar a solução de saque de dinheiro em pequenas quantias, o varejista reduz significativamente o volume de sangrias, um dos maiores obstáculos no dia a dia desse profissional.

A solução transforma qualquer PDV em um caixa eletrônico, possibilitando que o cliente possa sacar valores até R$ 200,00 e evitando, assim, que grandes quantias acabem se acumulando no caixa.

Além disso, o operador de caixa não precisará mais se preocupar em transferir as quantias acumuladas para o cofre inteligente da loja e terá mais segurança no PDV.

Doações integradas ao sistema de frente de caixa

Permitir que os clientes façam doações no PDV é uma excelente forma de promover a responsabilidade social dentro do negócio. Porém, sabemos que esse processo pode minar a produtividade dos colaboradores caso ele não seja integrado ao sistema de frente de caixa.

Buscando acabar de vez com esse problema, a Sled criou a Sled Doa, uma solução que permite que o cliente doe o troco, de forma integral ou parcial.

A doação é automaticamente destinada para a instituição cadastrada e escolhida pelo cliente. Outra vantagem da solução é que todas as informações sobre a doação ficam disponíveis para o cliente no comprovante fiscal e no sistema de frente de caixa. Assim, fica muito mais fácil garantir a transparência das doações feitas naquela loja.

O que achou dessas soluções para melhorar a produtividade dos seus colaboradores? Para saber como implementar no seu negócio, basta entrar em contato com nosso time de vendas.

Assuntos

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para acesso completo.
Bem-vindo novamente! Você fez login com sucesso.
Successo! Sua conta foi ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.