Como o saque no varejo pode transformar a sua loja

Tecnologia Jul 01, 2021

As mudanças de comportamento dos consumidores nos últimos anos têm mostrado ao varejo em geral, que os clientes não buscam mais apenas baixos preços e variedade de produtos. Os consumidores hoje também procuram ter mais comodidade na hora das compras, além de empresas e lojas que ofereçam serviços e soluções para facilitar o dia a dia.

Nesse sentido, o saque de dinheiro diretamente no PDV é uma dessas soluções que atendem às novas necessidades dos consumidores.

O saque no caixa é um serviço que permite aos clientes realizarem saques diretamente no PDV, sem precisarem mais ir em busca de caixas eletrônicos ou bancos distantes. Com essa solução disponível no mercado, tanto o cliente quanto o varejista se beneficiam.

Isso porque, o consumidor não precisa mais sair em busca de agências e caixas 24h - muitas vezes escassos e distantes - e enquanto isso, o varejista aumenta a fidelização de clientes.

É certo que a relação do brasileiro e o dinheiro ainda permanece sendo pautada no uso de dinheiro físico, principalmente em varejos como supermercados. Essa preferência se deve, principalmente, ao fato de que boa parte dos brasileiros, cerca de 45 milhões, ainda serem desbancarizados, ou seja, não possuem conta em banco. Além disso, o alto nível de entesouramento também contribui para a preferência pelo dinheiro vivo.  

No entanto, se por um lado os consumidores de modo geral ainda utilizam majoritariamente esse meio de pagamento, por outro, está cada vez mais difícil para eles conseguirem sacar o dinheiro. Segundo o Banco Central, cerca de 17 milhões de brasileiros, em 2.328 cidades, precisam se deslocar para outros municípios para conseguir realizar saques.

Agora, imagine se esses consumidores, que muitas vezes precisam viajar vários quilômetros apenas para fazer pequenos saques, pudessem realizar essa operação em uma farmácia, um posto de gasolina ou no supermercado próximo de suas casas?

O saque no varejo tem ganhado espaço justamente por conta dessa demanda. Com a redução crescente do número de agências e caixas 24h, as lojas que oferecem a opção do cliente sacar no PDV, certamente se destacam.

Consequentemente, além dos lojistas que oferecem esse diferencial atraírem mais clientes, também acabam obtendo aumento na fidelização. Afinal, uma vez que os clientes têm a possibilidade de sacar pequenas quantias de dinheiro de maneira rápida e próxima, automaticamente, passam a “adotar” o estabelecimento como preferido.

Quais as vantagens de implementar o saque no varejo?

Além de ser uma demanda crescente dos próprios consumidores, o saque no varejo também oferece outras vantagens para o varejista em busca de modernização. Dentre elas, podemos citar:

Redução de sangrias

Nós mostramos no artigo “Entenda porque sangrias excessivas geram perda de faturamento” como as sangrias podem ser prejudiciais para qualquer negócio. Não apenas por conta das perdas monetárias mas, principalmente, porque geram transtorno logístico, fazendo que os  operadores percam muito tempo nesse processo.

Veja abaixo um exemplo de como a quantidade de sangrias realizadas por dia e por PDV gera grande perda de tempo.

Relação entre quantidade média de sangrias realizadas por dia em um PDV e tempo consumido. 

Como ao longo do dia há um grande acúmulo de dinheiro no caixa, é necessária a realização de sangrias. A solução para reduzir a quantidade de sangrias, portanto, consiste em oferecer o saque no caixa. Como os clientes poderão sacar pequenos valores, haverá mais fluidez e equilíbrio entre os valores que entram e que saem, tornando as sangrias totalmente dispensáveis.

Redução dos custos da loja

Outro benefício do saque no varejo é que essa solução também ajuda a reduzir os custos das lojas.

O acúmulo de  grandes quantias de dinheiro no estabelecimento obriga que o varejista invista em segurança, como o uso de cofres inteligentes e serviços de transportadoras para, assim, garantir a segurança do local.

Para se ter uma ideia, hoje, a mensalidade média de um serviço de cofre inteligente gira em torno de R$ 1.800. Ou seja, por ano um varejista gasta R$ 21.600 apenas com esse serviço.

Por outro lado, ao oferecer o serviço de saque, o varejista estimula a redução de valores no PDV, de maneira controlada e segura, diminuindo, assim, os custos com segurança em até 50%.

Otimização do atendimento

O saque no varejo também contribui para a otimização do atendimento na sua loja.

Um único PDV pode “perder” 3h30min apenas realizando sangrias diariamente. Isso ocorre porque o caixa precisa fechar, o operador vai contabilizar todo o dinheiro, para só então o gerente da loja retirar os valores e levá-los até o cofre inteligente.

Porém, ao disponibilizar a opção do cliente sacar dinheiro direto no PDV, há uma redução no volume de cédulas no local, e, consequentemente, na necessidade de sangrias.

Com isso, o operador não precisará mais perder tempo fazendo a contagem de dinheiro, fechando o caixa e, consequentemente, prejudicando o atendimento ao cliente.

Esses são apenas alguns motivos para oferecer o saque no varejo. Além de trazer mais segurança e agilidade para a loja, o varejista também poderá oferecer outro diferencial para os clientes que buscam comodidade na hora das compras.

Com a Sled Saque todo caixa se torna um caixa eletrônico

A Sled Saque é a solução que chega para transformar a loja e ajudar o varejista a embarcar no varejo 4.0! Com ela, todo caixa se torna eletrônico, trazendo assim vantagens para o varejista e para os consumidores.

A solução funciona de maneira bem simples. Primeiramente, o cliente insere o cartão no pinpad e, em seguida, digita a senha do cartão do banco. Depois, o operador só precisa entregar o valor solicitado e pronto!

Viu como é fácil? Além disso, com a Sled Saque, o varejista:

  • Agrega um novo serviço a loja, atraindo mais clientes e estimulando a fidelização;
  • Otimiza a Gestão de Numerários dentro do estabelecimento;
  • Evita que grandes quantias fique acumuladas no caixa;
  • Recebe todo o suporte e treinamento para utilizar a solução.

Além de todos esses diferenciais, o saque no PDV da Sled também é totalmente integrado ao sistema de frente de caixa, ou seja, simples e rápido de ser implementado no estabelecimento.

Quer saber mais sobre como ter Sled Saque na sua loja? Então aproveite para falar com nosso time de vendas!

Assuntos

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para acesso completo.
Bem-vindo novamente! Você fez login com sucesso.
Successo! Sua conta foi ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.