Como reduzir os custos operacionais no varejo

Economia Jun 10, 2021

Todo varejista sabe que reduzir os custos operacionais no varejo é fundamental para garantir maior margem de lucro.

A grande dificuldade, porém, costuma estar em conseguir identificar quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas, sem necessariamente comprometer a qualidade do atendimento, a oferta de produtos e, até mesmo, a satisfação dos clientes.

A boa notícia é que existem algumas operações que podem ser otimizadas para reduzir as despesas do varejista.

Um dos grandes aliados para reduzir os custos operacionais no varejo está no fechamento das compras.

Realizar sangrias, fechar o caixa ou dar o troco para o cliente são operações diárias mas que, muitas vezes, geram altos custos para a loja.

Mas, será que é possível eliminar esses gastos e ainda modernizar o negócio?

Descubra abaixo como reduzir alguns dos custos operacionais que impactam o varejo e como a Sled pode ser a solução.

O impacto dos custos operacionais na loja

Os profissionais que trabalham com gestão operacional no varejo físico costumam se deparar com a seguinte situação:

  1. O operador de caixa atingiu o limite de dinheiro do PDV e precisa realizar a sangria de caixa.
  2. O gestor operacional ou fiscal fecha o caixa e junto com o operador, faz a contagem e conferência de todas as cédulas e moedas, para só então transferir o dinheiro e então reabrir o caixa. Como mostramos no artigo “Tudo o que você precisa saber sobre sangria de caixa”, esse processo leva, em média, 15 minutos.

Agora, imagine que ele precise ser realizado 4 vezes por dia. Pelo menos uma hora de trabalho por dia do operador e do gestor ou fiscal acabam sendo utilizadas apenas para realizar sangrias. Tempo em excesso desperdiçado e custos operacionais desnecessários.

Consequentemente, no fim do mês, os custos dessas operações de segurança acabam interferindo diretamente no lucro da loja.

Outro exemplo de gastos operacionais desnecessários que muitos gestores precisam lidar é com a falta de troco.

Quantas vezes o operador, ou até mesmo o gestor, teve que ir até o comerciante vizinho para trocar dinheiro? Ou então dar desconto para o cliente porque não havia o troco?

A princípio, esses prejuízos podem não parecem de grande importância, mas aos poucos os custos acabam se tornando enormes se somados a cada final do mês. Desse modo, é essencial que o gestor operacional apresente alternativas que possam ajudar a reduzir ou eliminar tais custos.

Como a Sled Troco pode ajudar os custos operacionais no varejo

A solução de troco digital da Sled, a Sled Troco, reduz os principais custos operacionais ligados à gestão de numerários no varejo.

Com a solução é possível oferecer e entregar o troco de todos os clientes de maneira digital, diretamente no CPF do cliente.

Além disso, a Sled Troco também oferece diversos outros benefícios para as operações da loja, tais como:

Solucionar o problema da falta de troco

Com a Sled Troco o troco é digital, garantindo que o cliente receba cada centavo e o varejista não precise mais ir em busca de moedas.

Simplificar o fechamento de caixa

Outra vantagem da solução está na simplificação do fechamento de caixa. Chega de ficar contando todas as moedinhas e cédulas.

Cada troco digital entregue é contabilizado automaticamente. Assim, o operador de caixa leva menos tempo para fechar o caixa e a loja tem menos riscos de quebra de caixa.

Diminuir a quantidade de sangrias

Outro benefício do troco digital é reduzir as sangrias no caixa já que não será necessário manter grandes quantias de dinheiro em espécie no PDV para garantir o troco a todos os clientes.

Mais segurança e flexibilidade dentro do caixa, sem obstáculos e zero atrito.

Nunca foi tão fácil garantir mais segurança para o seu PDV enquanto melhora a experiência de compra dos consumidores.

Otimizar o tempo de entrega de troco

Todo gestor operacional ou varejista sabe como a busca por moedas pode prejudicar a entrega de troco.

Mesmo que a loja tenha troco guardado no cofre, é preciso que o operador solicite mais moedas, para só então o funcionário responsável buscar, levar para o caixa e então o cliente recebê-las.

Com a Sled Troco o troco está à disposição do operador no PDV.

Em poucos minutos o cliente terá as moedinhas em mãos além do operador de caixa não precisar mais correr atrás do moedas e cédulas.

Reduzir as filas

Até pode não parecer, mas as filas também geram custos operacionais. Elas impactam diretamente na experiência dos consumidores, fazendo com que muitos desistam das compras.

A Sled Troco também ajuda a solucionar esse problema. Ao otimizar a entrega de troco, as filas de clientes esperando diminuem significativamente.

Além disso, o pagamento também pode ser agilizado, uma vez que os clientes podem usar os trocos recebidos para pagar novas compras.

A Sled oferece todo o suporte que o varejista precisa

Além dos benefícios mencionados acima, a Sled se preocupa em garantir que o varejista e seus colaboradores (operadores, fiscais e gestores) tenham todo o suporte necessário para garantir uma implementação de sucesso.

Por isso, ao contratar as soluções da Sled, o gestor recebe todo o treinamento necessário para implementá-las rapidamente, garantindo resultados em pouco tempo.

Além disso, os clientes contam com uma plataforma para acompanhar todas as informações sobre a Sled Troco, incluindo a quantidade de trocos que a loja entregou, além de acesso a materiais de divulgação para o PDV.

Quer saber mais sobre como a falta de troco pode impactar o seu negócio? Acesse este link e baixe nosso material sobre o assunto!

Assuntos

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para acesso completo.
Bem-vindo novamente! Você fez login com sucesso.
Successo! Sua conta foi ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.