Dicas para engajar sua equipe

Praticidade Fev 19, 2021

Você já contratou um Sled Troco e está com dificuldades de implementar o troco digital no seu negócio? Na maioria das vezes esse tipo de obstáculo surge por conta da falta de engajamento da equipe.

O sucesso do troco digital na sua loja depende diretamente dos operadores de caixa. Afinal de contas, são eles que oferecerão a inovação para os clientes.

E no post de hoje vamos dar algumas dicas para ajudar na sua jornada de implementação, e assim garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Como fazer minha equipe entregar mais troco digital?

Aumentar a entrega de trocos digitais depende do engajamento dos seus colaboradores. Quando todos entendem os benefícios dessa solução e sabem como oferecê-la, os resultados fluem como água.

Mas essa motivação não surge da noite para o dia. Para que o seu tempo vista a camisa da sua loja e ajude na implementação, é preciso colocar algumas dicas em prática.

1. Eleger um multiplicador para cada loja

O primeiro passo é eleger um multiplicador para cada loja, que atuem diretamente no engajamento dos demais colaboradores. Caso seu negócio tenha mais que uma unidade, é muito importante ter uma pessoa responsável pelo troco digital em cada filial.

Normalmente, essa pessoa é um fiscal ou um encarregado da área.

Por estar no PDV e próximo aos operadores, ele buscar a abordagem dos profissionais, saber quem está oferecendo o troco aos clientes, quem não está, e como está sendo esta abordagem.

Além disso, ele também pode analisar uma reação dos clientes, tirar dúvidas dos grupos e acompanhar como metas. Os multiplicadores serão os olhos do Gestor do Projeto em cada filial.

2. Reunião lançamento ou relançamento do troco digital

Você precisa dar o star no seu time, mostrar para ele que agora a loja conta com uma novidade que já pode ser oferecida para os clientes. E para isso o ideal é fazer uma reunião com sua equipe e virar a chave, "AGORA É OFICIAL, O TROCO É DIGITAL".

Nessa reunião, é importante abordar alguns fatores para garantir que os dados ocorram e que a implementação seja um sucesso:

  • Explique o que é a Sled Troco, enfatizando como a ferramenta ajudará eles no dia a dia;
  • Apresente o multiplicador e deixe claro que ele será responsável por tirar dúvidas e acompanhar a performance de entregas de troco digital;
  • Estabeleça uma meta de entregas de trocos digitais diária por operador.

Aqui é muito importante que você adapte os objetivos conforme o tamanho do seu negócio.

Por exemplo, se a sua loja tem transações de vendas em dinheiro, estipula uma meta de no mínimo quatro trocos digitais por dia por operador.

Já se sua loja tem um grande fluxo de vendas em dinheiro, a meta pode ser de oito trocos digitais por dia por operador, ou até mais.

O ideal é que em pelo menos 20% das vendas feitas em dinheiro, o troco seja entregue de forma digital.

3. Enviar para operadores / multiplicadores de materiais da Academia do operador

Para auxiliar os nossos clientes a implementar um Sled Troco com sucesso, nós temos uma plataforma com conteúdos voltados para o varejo. A Academia do Operador conta com dicas e tutoriais para ajudar os operadores de caixa no dia a dia na loja.

Então, após a reunião, envie para sua equipe os vídeos sobre Sled Troco , o Guia Prático da solução, e o link da Academia do Operador. Além disso, continue mantendo mensagens semanais a respeito do troco digital para manter todos motivados e engajados.

4. Faça o acompanhamento da meta de entregas

Uma implementação de sucesso se baseia no aperfeiçoamento e treinamento constantes. Por isso, não deixe de acompanhar a meta de entregas de troco digital.

Para fazer esse acompanhamento existem duas opções. Ao fim do turno o multiplicador pode solicitar para cada operador de caixa de tickets referente a entrega de troco digital. Assim será possível saber quantos trocos digitais cada funcionário entregou.

A segunda é acessar o nosso relatório de disponibilidade na Área do Cliente.

5. Reunião semanal com multiplicadores para verificar se as metas estão sendo atingidas

Uma conversa periódica entre o gestor do projeto e os multiplicadores é de extrema importância. A ideia é entender os resultados juntos, como está sendo a resposta dos clientes, como está sendo abordagem, se existem funcionários que precisam ser treinados.

6. Compartilhamento de experiências

Para promover ainda mais engajamento nada melhor do que a troca de experiências. Através delas é possível desafios e conquistas, mantendo todos motivados.

Por exemplo, vamos supor que um operador de caixa entrega muito mais troco digitais que os demais. Que tal propor uma pequena reunião para ele falar como é feita uma abordagem com o cliente.

Assim o colaborador pode explicar o que ele faz para que os clientes aceitem mais trocos digitais do que os outros. Neste caso, é interessante pedir para que este operador de dicas ao demais, e ensine o caminho para que todos tenham sucesso nas entregas.

7. Que tal uma premiação?

E por que não pensar em uma premiação ou sorteio semanal, para os operadores que mais entregam troco digital? Essas ações de incentivo alcançam excelentes resultados.

Uma boa ideia é premiar inclusive os clientes que aceitarem o troco. Lá vai uma sugestão de campanha, onde cliente e operador ganham.

Você pode promover um sorteio mensal ou semanal, conforme preferir. O prêmio fica a seu critério, pode ser um vale compras para o cliente e outro para o operador de caixa, ou até mesmo uma cesta de produtos para cada.

A dinâmica pode ser bem simples. Ao aceitar o troco digital, o cliente se dirige ao encarregado / fiscal com o ticket que comprova uma operação do troco digital e o nome do operador que lhe atendeu, e solicite um cupom para participar do sorteio.

Ele preenche o cupom com nome, telefone, nº do cupom fiscal e nome do operador de caixa, insere o cupom na urna e prontinho!

This é apenas uma ideia, mas existem muitas formas de reconhecer o esforço de sua equipe!

Seguindo estas dicas, temos certeza que suas entregas de trocos digitais irão subir muito. E não deixe de conferir a Academia do Operador , onde damos mais dicas!

Por: Fernanda Miranda - Analista de Implementação.

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