Dicas para melhorar a comunicação visual do seu supermercado

Sociedade Jun 09, 2021

A comunicação visual nos supermercados é um dos elementos essenciais para garantir mais vendas e, até mesmo, estimular a fidelização de clientes. Por meio do estímulo e informação visual é possível atrair mais consumidores para o supermercado.

Essa forma de comunicação engloba todos os elementos visuais da sua loja, tais como: placas, fachadas, totens, flyers, pintura, PDV, dentre outros. Por isso, se feita de forma correta, pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio.

Abaixo listamos os principais benefícios de construir uma comunicação visual no seu negócio, além de 4 dicas para melhorá-la no seu supermercado. Confira!

Benefícios de construir uma comunicação visual poderosa no seu negócio

A comunicação visual em supermercado tem como finalidade principal ajudar na identificação da marca. Ao utilizar os diferentes elementos visuais, é possível criar uma identidade própria e se diferenciar da concorrência, algo que é facilmente percebido e memorizado pelo consumidor.

Além disso, também pode trazer uma série de outros benefícios para o seu estabelecimento, tais como:

Auxilia na apresentação das novidades da loja

Uma comunicação visual assertiva também permite que você apresente as novidades da sua loja para os clientes de maneira clara e impactante, garantindo mais vendas e resultados.

Por exemplo: é possível informar que o seu negócio oferece a Sled Troco ao longo de diferentes momentos da compra. Utilize os materiais da Sled disponíveis para os varejistas e lembre os seus clientes sobre esse benefício nas redes sociais da loja, na rádio interna e no PDV, por exemplo.

Aproxima o consumidor da sua marca

Os elementos visuais de comunicação têm o poder de aproximar o cliente com a sua marca. Por meio da mensagem que você busca transmitir, é possível criar materiais que comuniquem exatamente essa mensagem.

Em datas comemorativas, por exemplo, é muito comum os lojistas mudarem a temática dos PDVs com o objetivo de se comunicar com o cliente e mostrar que a loja oferece produtos e serviços personalizados para aquela data.

Fortalece o marketing sensorial

É interessante ressaltar também que a comunicação ajuda a trabalhar o marketing sensorial.

Você pode estimular diferentes tipos de sentimentos e sensações através dos elementos visuais e, até mesmo, da psicologia das cores. Ao utilizar esse tipo de estratégia no seu negócio, você atinge diretamente o subconsciente do seu consumidor, podendo aumentar a satisfação e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Depois de descobrir todos esses benefícios, agora é hora de criar uma comunicação visual própria com essas 4 dicas infalíveis para melhorar a comunicação visual no seu supermercado!

1. Invista em totens

O totem em supermercado é uma excelente alternativa para quem deseja informar e, ao mesmo tempo, agilizar o atendimento na loja. Isso porque, ele pode ser usado de diferentes formas no PDV, dentre elas:

  • Mostrar as ofertas do dia para o consumidor;
  • Criar experiências imersivas;
  • Melhorar a experiência de compra do cliente;
  • Permitir o autoatendimento.

Inclusive, durante a pandemia, os totens tiveram papel fundamental. Afinal, eles foram adaptados e fixados na entrada das lojas para permitir que os clientes tivessem acesso ao álcool em gel, além de informações sobre como se prevenir do coronavírus.

Os totens são excelentes formas de melhorar a comunicação visual da sua loja ou, até mesmo, de trazer inovações tecnológicas para o PDV.

2. Tenha um layout atrativo

Desde as cores utilizadas nas paredes, até a disposição das gôndolas, tudo precisa ser pensado de forma estratégica para estimular as vendas e melhorar a satisfação do cliente.

Os clientes querem se sentir confortáveis comprando no seu estabelecimento. Por isso, é preciso utilizar elementos que ajudem e facilitem a identificação de setores, produtos e preços.

Lembre-se que o consumidor deseja ter uma experiência de compra agradável. Por isso, tome muito cuidado com a escolha de cores. Sempre opte por tons que façam sentido na sua identidade de marca, mas que também gerem sensações positivas nos clientes.

3. Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas, tais como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo, são sempre muito aguardadas pelos varejistas, já que são responsáveis por aumentar as expectativas de vendas.

Além disso, elas são ótimas ocasiões para inovar na comunicação visual. Por isso, não deixe de aproveitar para modificar o espaço interno e externo da sua loja.

Quer uma boa dica de estratégia visual para as datas comemorativas? Que tal montar espaços “instagramáveis” dentro do seu estabelecimento?

Esses espaços tematizados e decorados possibilitam que os clientes tirem fotos e marquem o seu estabelecimento. Além de ser um excelente atrativo, esse tipo de comunicação visual ainda pode ajudar a fidelizar e atrair novos clientes pela novidade.

4. Modifique a sinalização de acordo com o comportamento do cliente

Você provavelmente já sabe que o comportamento do consumidor dita tendências no varejo. Na comunicação visual para supermercados não é diferente.

Ao criar a estratégia de sinalização do seu estabelecimento, é essencial levar em conta o comportamento do seu cliente. Isso fará com que o seu comércio se torne único perante os outros.

Por exemplo: vamos supor que o seu cliente tenha o hábito de doar a nota fiscal ou o troco das compras no caixa (você pode mensurar isso através de sistemas de PDV que tenham análise de Big Data, ou até mesmo por meio de observações dos operadores).

Você pode sinalizar o seu PDV de maneira que o consumidor saiba, assim que entra na fila de pagamento, que o seu estabelecimento oferece a Sled Doa e que é possível doar os troquinhos de maneira digital.

Mais do que isso, você pode criar elementos visuais que ilustram, de modo objetivo, como a doação é feita.

A vantagem de modificar a sinalização de acordo com o comportamento do seu cliente é a possibilidade de desenvolver diferentes estratégias visuais para alcançar os seus objetivos.

Agora que você já sabe o papel da comunicação visual em supermercados, que tal testar essas dicas e depois contar pra gente nas redes sociais como foi essa experiência?

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