var links = document.links; for (var i = 0, linksLength = links.length; i < linksLength; i++) { if (links[i].hostname != window.location.hostname) { links[i].target = '_blank'; } }

Gestão de Numerários no Varejo e Meios de Pagamento

Tecnologia Abr 05, 2021

Considerado a espinha dorsal da economia brasileira, o setor varejista (online e físico) é hoje responsável por mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Também extremamente expressivo e importante, o varejo físico, por sua vez, movimenta bilhões de reais todos os anos.

Todo esse fluxo financeiro se reflete no PDV. Afinal, é no dia a dia do ponto de venda que as compras e pagamentos acontecem, 64% delas em dinheiro, inclusive.

Gerir essa operação, porém, requer um processo bem estruturado e seguro. A gestão do dinheiro é conhecida como “gestão de numerários” e engloba todas as fases, que vão desde o preparo para receber o dinheiro em caixa até quando o dinheiro é finalmente encaminhado para o banco.

Essencial para a saúde de qualquer tipo de varejo, uma boa gestão de numerários exige cuidados com processos que ocupam funcionários e operadores de caixa antes mesmo do início das atividades de trabalho e que se estendem até depois do expediente. Tais tarefas incluem desde a preparação de caixa, de troco, a realização de sangrias, até a contagem de notas e moedas no fechamento do caixa.

Durante esse processo de gestão de numerários, alguns problemas comuns são encontrados no varejo físico, com destaque para:

  • A dificuldade e o custo para conseguir moedas/troco;
  • Problemas operacionais por falta do troco, como: tempo de fila; parar o caixa para aguardar a fiscal de loja; fechamento de caixa e  manuseio de kit troco;
  • Riscos e frequência de sangrias e transporte de valor, elevado custo e tempo;
  • Dificuldade de adequação aos novos meios de pagamento como PIX e QR Code;
  • Dificuldade em fazer o manuseio do dinheiro espécie.

Pensando em como solucionar esses e os demais desafios relacionados à gestão de numerários, listamos abaixo algumas dicas. Confira só!

Solucionando a falta de troco

A falta de troco é um dos principais problemas apontados pelos varejistas hoje. Isso porque, a falta de cédulas de pequeno valor e, principalmente, de moedas, ocasiona a falta de troco no fechamento de vendas.

Algumas medidas temporárias - que não resolvem efetivamente o problema - incluem desde a criação de promoções nas lojas incentivando que os clientes levem suas moedas, trocas de dinheiro em agências bancárias, estações de transporte coletivo e com o comércio da região, até medidas consideradas ilegais, como oferecer o troco em balas.

A solução definitiva para acabar de vez com a falta de troco no ponto de venda consiste em adotar o uso do troco digital, medida adotada por um dos nossos clientes: o Grupo Superpão.

Com o troco digital, o operador de caixa pode devolver o troco diretamente no CPF do cliente, de forma automatizada e integrada no sistema de PDV, TEF ou ERP.

A Sled Troco, uma solução da Sled, acaba de vez com a necessidade de cédulas ou moedas para troco. Com o sistema de loja integrado à Sled Troco, ao invés de devolver cédulas ou moedas, o operador devolve o troco direto no CPF do consumidor.

A reserva de saldo da loja é feita de modo pré-pago e no momento em que o operador de caixa fecha a venda, o sistema oferece a opção Troco Digital. Não é preciso baixar nenhum aplicativo na hora de receber o troco. Uma solução efetiva, simples, sem barreiras e sem atrito.

Além disso, o varejista tem a possibilidade de acompanhar todas as transações que usaram essa opção através do próprio sistema de frente de caixa, já que todas as soluções da Sled rodam de maneira integrada ao sistema de frente de caixa, como o sistema da RP Info Sistemas.


Aproveite e saiba como escolher o sistema ideal para o seu perfil de comércio.

Mitigando riscos na loja

O risco de roubos internos ou externos confere muita vulnerabilidade para a loja, ficando suscetível a assaltos e situações de risco tanto para funcionários quanto para clientes.

Diminuir os riscos e garantir mais segurança para a loja é essencial no processo de gestão de numerários. Com isso em mente, sabemos que operar um processo manual de manuseio de dinheiro, tanto na frente de caixa quanto no back office, é a alternativa que oferece mais risco para os varejistas.

Ao utilizar a tecnologia como aliada, como oferecer o troco digital, o varejista tem a possibilidade de diminuir drasticamente a necessidade de ter grandes quantidades de dinheiro em caixa ou na loja. Além disso, evita toda a logística de transporte de grandes valores para cofres ou bancos.


Inovando no varejo e no PDV

Com tantas opções de gestão de numerários e meios de pagamento surgindo no mercado, é essencial que o varejista invista em inovações que visem tanto à redução de custos e de riscos, quanto aumentem a eficiência e produtividade operacional na loja.

É comprovado que o uso da tecnologia reduz os custos de manuseio com o dinheiro. Um case de sucesso da Sled em parceria com o Grupo Superpão mostra como a adoção da Sled Troco fez com que 133 mil moedas deixassem de ser utilizadas todo mês. Confira o case completo aqui.

Adotando novos meios de pagamento

A adoção de novos meios de pagamento faz parte do processo de transformação digital pelo qual todo o setor varejista está passando.

Para além do pagamento em cartões e em dinheiro, hoje também existem soluções como o uso do PIX e do QR Code. A adequação a estes novos métodos, porém, tem dificultado a aceitação dessas novas soluções.

Assim, a melhor maneira de incluir novos meios de pagamento consiste na conscientização e educação tanto dos clientes, mas, principalmente, de treinamentos com operadores e gerentes de caixa. Ao orientá-los sobre os novos métodos, é possível garantir que os clientes também conheçam as outras opções.

Por fim, é importante ressaltar que a gestão de numerários é um processo extremamente importante para o sucesso do varejo e que certamente necessita do uso da tecnologia para evoluir mais a cada dia.

Aproveite e conheça todas as soluções da Sled. Acesse: www.sled.com.br

Assuntos

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para acesso completo.
Bem-vindo novamente! Você fez login com sucesso.
Successo! Sua conta foi ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.