O que é varejo 4.0 e como o seu negócio pode fazer parte dele?

Praticidade Dez 18, 2020

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do termo varejo 4.0 e se perguntou “Mas o que é isso”? Com o avanço da Era Digital e a transformação do mercado, esse conceito surgiu como a nova realidade do mercado varejista.

Basta dar uma olhadinha ao seu redor para ver como as coisas mudaram. Os consumidores mudaram, novos canais de vendas surgiram, e muitas inovações transformaram a realidade do setor.

E todo varejista que quiser se manter competitivo precisa ficar de olho nessa nova “fase” do mercado e se atualizar!

E nós da Sled vamos mostrar tudo o que você precisa saber para modernizar o seu negócio e garantir que ele atenda às novas necessidades dos consumidores.

Mas afinal, o que é varejo 4.0?

Antes de qualquer coisa vamos explicar o que define o varejo 4.0. Basicamente ele engloba tudo relacionado ao novo modo de consumir, incluindo:

  • Integração das lojas físicas e online;
  • Novos comportamentos dos consumidores;
  • Inovações tecnológicas;
  • Novos meios de pagamento;
  • Imersões no PDV
  • E muito mais.

Do QR CODE que hoje já é usado para pagar as compras, até o uso de dados para conhecer melhor o seu público, tudo isso pode ser definido como o varejo 4.0. Além disso, esse conceito está diretamente ligado à criação de experiências únicas para os clientes.

Por exemplo, como mostramos no nosso post “Pagamentos digitais: por que ficar atento a essas tendências?” cada vez mais consumidores têm utilizado alternativas digitais para pagar as compras. Tanto pela agilidade como pela segurança, levando em conta o cenário pandêmico.

Claro que o dinheiro ainda continua com o seu reinado, sendo a alternativa mais utilizada em compras cotidianas. Mas a verdade é que os consumidores estão explorando mais as novas alternativas tecnológicas, e os varejistas precisam se adaptar se quiserem atender essas novas preferências.

Dicas para modernizar o seu negócio!

Em um primeiro momento a palavra “modernizar” pode remeter a altos investimentos e complexidade. Mas a Sled está aqui para mostrar que é justamente o contrário!

Tirar as barreiras dentro do seu negócio, modernizar as rotinas e aumentar a satisfação do seu cliente nunca foi tão fácil!

Quer saber como? Então confira algumas das dicas de mudanças e soluções que vão elevar a sua loja para a “Nova Era do Varejo”.

1.      Atenção ao ambiente da sua loja

Uma das premissas do varejo 4.0 é a rapidez. Os novos consumidores têm um amplo contato com o e-commerce, que oferece muita comodidade.

Logo, eles também querem ver essa vantagem nas lojas físicas. Por isso, nossa primeira dica é dar uma atenção especial para o ambiente da loja.

O design dela oferece uma experiência “bacana” de compra? Ela conta com experiência multissensoriais para agregar mais valor para o ato do consumidor ir à loja?

Então comece avaliando o seu espaço e identificando pontos que podem ser melhorados.

2.      Traga novas tecnologias para a loja

Outra dica preciosa que pode te ajudar nesse processo de modernização é trazer novas tecnologias para dentro da sua loja. Tenha em mente que os consumidores estão conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana!

E agregar inovações tecnológicas dentro do seu negócio vai fazer toda a diferença tanto na satisfação dos clientes, como também no processo de fidelização.

Por exemplo, trazer formas de pagamento digitais é uma excelente alternativa levando em conta que muita gente passou a usá-las com mais frequência na pandemia. Com isso, além de diversificar a quantidade de pagamentos, você ainda vai deixar o atendimento mais ágil e eficiente.

3.      Agregue serviços e produtos diferenciados

Conveniência é mais um dos pilares do varejo 4.0. E trazer isso para dentro do seu negócio também é essencial para garantir que ele também esteja por dentro das novas tendências dos consumidores.

E existem várias formas diversas de trazer essa praticidade para dentro da loja, tais como:

  • Incluir serviços do dia a dia dentro do seu negócio, como caixa eletrônico;
  • Embalagens retornáveis, menores e mais práticas;
  • Possibilidade do cliente pagar contas diretamente no PDV;
  • Delivery ou opção de comprar pelo e-commerce e retirar na loja;
  • Caixas de autoatendimento;

O foco aqui deve ser otimizar cada vez mais a experiência do cliente, tornando ela mais completa e ágil.

4.      Tenha presença online!

Ter uma presença online não quer dizer necessariamente criar uma loja virtual. Na verdade, ela diz mais a respeito de você estar dentro dos meios digitais.

E aqui entram desde os aplicativos de entrega até as redes sociais. Hoje os consumidores unificaram o processo de compras online e offline. Logo, é preciso integrar esses dois mundos.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Wordstream, cerca de 72% dos consumidores que realizaram uma pesquisa local na internet visitam a loja pesquisada num raio de até 7,8 km.

Além disso, uma pesquisa do Google revelou que pelo menos metade dos usuários mobile que pesquisaram por uma loja online foram até ela em um período de até 24 horas. Ou seja, a sua presença online é fundamental para o sucesso do negócio físico.

5.      PIX integrado ao sistema de frente de caixa

Uma das grandes novidades de 2020 foi o Pix. Uma alternativa digital de pagamento que funciona 24 horas por dia e que não tem taxas para pessoas físicas.

Por ser uma inovação recente no varejo, a aderência está sendo aos poucos. Mas provavelmente você já deve ter passado ou vai passar pela situação do cliente perguntar “Vocês aceitam Pix?”.

E aqui vai nossa dica para incluir essa novidade na sua loja. Aposte em uma solução integrada, que permite mais agilidade no atendimento.

E com Sled Pix, além dessa facilidade, você ainda tem as melhores taxas do mercado. E o melhor, o processo de conciliação e liquidação é bem mais rápido.

Para saber mais sobre nossa solução é só entrar em contato com nossa equipe.

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